sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PATINHAS, DONALD e a ENERGIA SENTIMENTAL



A revista Tio Patinhas n° 618 chega às bancas com clima de final de ano. Até aí, nenhuma novidade, já é uma tradição que tenhamos o prazer de desfrutarmos de excelentes aventuras natalinas. Não é à toa que o título "Natal de Ouro Disney" é tão aguardado, ano após ano. As mensais também focam nesse 'espírito', trazendo, por sua vez, uma boa seleção de obras inéditas. É um prazer o clima natalino desse universo maravilhoso!

Voltando ao foco, considero como um presentão a HQ de abertura da revista Tio Patinhas n° 618, que chega neste mês. ENERGIA SENTIMENAL é toda produzida (roteiro e desenhos) pelo grande MARCO ROTA, um dos meus Mestres Disney contemporâneos preferidos.



Patinhas precisa de uma novidade para lucrar neste final de ano. Por acaso, Donald o ajuda a criar uma árvore de Natal diferenciada, uma inovação de padrões que consegue despertar a atenção - $$$ -  de todos os patopolenses. 

Em meio a esse sucesso, algo inusitado acontece: seres cósmicos de luz, movidos à energia sentimental, encalham. Eles precisam ir, mas não possuem nem o mínimo suficiente para alimentarem sua nave. 

Donald repassa ao tio a informação que lhe foi dada: 

"O jeito é dar a eles um objeto que tenha grande valor sentimental a alguém. Eles vão usar a energia sentimental que a pessoa acumulou no objeto durante anos. Quanto mais tempo, maior energia. Mas a pessoa deve renunciar ao objeto para sempre." 

Tio e sobrinho partem em busca de objetos valiosos a serem arrecadados. Nesse momento, a trama fica ainda mais enriquecida com as participações de outros personagens tão queridos como a Vovó Donalda, o Gastão, o Prof. Pardal e a Margarida. Todos eles têm algo de grande valor sentimental o qual estavam dispostos a abrir mão.




Essa história fala do valor sentimental que temos acerca de tudo o que vamos possuindo e que é necessário nos desapegarmos de algumas coisas,  de vez em quando, porque a essência daquela estima, na verdade, reside em nossos corações, nossas lembranças, nossos sentimentos. Os objetos podem ter outro destino eficaz - fazer a alegria de mais pessoas, construir outras histórias por aí.

Obrigado à Abril Jovem, responsável pelas principais publicações de 'Quadrinhos Disney' no país, há mais de 50 anos, por manter essa tradição de nos presentear com ótimos gibis nesta época. 


Abraços a todos.

Fabiano Caldeira.



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Bruno!Essa história é natalina. Normalmente, desde 2007, a mensal do Tio Patinhas apresenta história natalina inédita em Dezembro. Que bom que este ano manteve. Vale muito a pena.

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!