domingo, 25 de setembro de 2016

BIDU - FÁBULAS

Franjinha acha legal o livro de Fábulas onde os animais falam. Bidu não fica tão encantado assim, vez que ele próprio e todos os seus amigos também fazem isso em suas historinhas. Inesperadamente, ao pisar em cima do livro, ele é transportado àquele universo.

Uma HQ surpreendente por conter ter treze páginas muito bem elaboradas. Dá para notar que os traços são diferentes de hoje em dia. Veja que, nos quadrinhos, sempre tem algo para enfeitar o cenário, seja uma borboleta que nem precisava estar ali, flores, o capricho na hora de fazer a cachoeira e a percepção angular do gramado.  Aliás, essa arte, mais caprichada, predominou muito nos anos 80 e 90. Infelizmente, mesmo pesquisando no site oficial da turma da Mônica e nos Guia dos Quadrinhos, não consegui saber quem esteve por trás de tanto esmero. 

As tais fábulas, na verdade, eram parábolas - aquelas historinhas simples, que são elaboradas a fim de nos transmitir uma lição de moral. A única que consegui identificar foi a primeira, que é a da lebre e a tartaruga. As outras, não faço a menor ideia de quais são.

Fico pensando se fosse hoje, talvez, procurariam colocar alguns personagens da turma da mata. Isso ajudaria a dar um tom mais inocente, proporcionando a impressão de que os personagens tivessem sido colocados para interpretar papéis em vez de transformar a HQ em uma aventura de fato. Também não sei se haveria a cena do truque com as manonas, pois alguém poderia julgar incorreto mostrar uma tapeação utilizando algo supostamente perigoso como mamonas.

O fato do Bidu e Franjinha estarem juntos me deixou com saudades de algumas vezes em que eles protagonizaram historinhas juntos. Não me refiro de quando Bidu aparecia apenas como figurante em algum quadrinho ocasional. Os dois já chegaram a ter tramas deles, embora eu acho que foram poucas. Normalmente, o Bidu não falava nessas histórias, ele parecia sempre como o cãozinho do Franjinha, que não gostava de banho e não tinha nenhuma aptidão especial quando era comparado aos cães de outras raças.

"BIDU - FÁBULAS" foi publicada primeiro em Mônica n° 127, da Editora Globo, em Julho de 1997. Uma época ainda boa para as revistas. Ela foi republicada na coleção UM TEMA SÓ de n° 49, também da Editora Globo, em Fevereiro de 2006. Nessa época, a neurose do que era colocados nos roteiros já existia, mas algo fazia com que os almanaques e a edições de republicações em geral não fossem alteradas (ainda bem!).
















Fontes de pesquisas:

Guia dos Quadrinhos

Turma da Mônica - Site Oficial 



Abraços a todos.

Fabiano Caldeira.



4 comentários:

  1. Também consegui identificar A Raposa e as uvas. Em um próximo Almanaque Temático de Fábulas devem republicar de novo. Vivem repetindo temas, logo sai outro Temático assim.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog. E coincidentemente eu comprei essa edição do "Um tema só - Cascão Fábulas" nesse final de semana em um sebo por apenas 4,00 em excelente estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NoOoOoOossa! Um achado!!! Eu tenho o volume CASCÃO X ÁGUA, também comprado num sebo.
      Parabéns! Excelente aquisição!

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!