segunda-feira, 2 de maio de 2016

[Quadrinhos] Os três ou quatro trabalhos de Peninhate de Creta



Uma das boas surpresas que recebi de Portugal foi "OS TRÊS OU QUATRO TRABALHOS DE PENHATE DE CRETA", cômica história em quadrinhos com forte referência a Hércules e seus doze trabalhos. O próprio dá o ar da graça, pois é o garoto-propaganda de uma empreitada patrocinada pelo Patinhonio (claro que me me refiro ao Sr. Patinhas), que presenteia com um desconto simbólico os inscritos ao 'reality show' de "QUEM QUER SER HÉRCULES?" 

Quem produz os vasos? O pobre Donaldides (Donald). Por que escrevi dessa forma? Porque, infelizmente, seus vasos acabam sendo quebrados, várias vezes, ao longo da aventura. Chega a ser cômico o que fizeram ao pobre personagem artesão.

Peninhate e Gansolinus (Gansolino) resolvem participar da competição que consiste em três ou quatro desafios. Peninhate é um otimista nato e enfrenta cada item da lista com criatividade e bravura, ao contrário de Gansolinus, que lhe acompanha mais pela  consideração do que pelo empenho em cumprir as seguintes tarefas:

- capturar o Leão de Nemeia
- limpar o estábulo do Rei Ãugias 
- calar a Hidra de Lerna

Durante a execução dos trabalhos, Peninhate e Gansolinus vão percebendo algumas coisas antes obscuras e que vão se tornando mais claras até o fim da execução do terceiro feito. 

A final de"QUEM QUER SER HÉRCULES?" lembra bem os moldes modernos dos melhores programas de competição que conhecemos, e terem colocado os dois personagens nessa empreitada, juntos, até que ficou bem interessante. Patinhas retratou bem o lucro capitalista de quem investe em uma produção como essa, e Donald, por sua vez, não ficou atrás ao revelar a dura vida de quem tem que dar duro na produção dos produtos. Hércules, inserido como um fanfarrão cretino, foi ousado de se ver. Em tempos onde a vigilância daquilo que se coloca em uma HQ vem sendo intensa, bastante comentada e criticada, vale se perguntar se artistas os brasileiros fariam algo parecido, de mesmo peso,a algum outro grande ícone da Grécia.

Peninha é conhecido por ser  confuso, atrapalhado e fanfarrão. Tais características renderam-lhe ótimas histórias ao longo de todas essas décadas de quadrinhos Disney. Eu me divirto com sua presença, seja como ele próprio ou encabeçando alguma paródia de personagens conhecidos, como Pena Kid, Pena das Selvas, Morcego Vermelho e, agora, Peninhate de Creta. 

Comix n° 115 
Portugal, 11 de Fevereiro de 2015
Publicada pela primeira vez aqui,
Grécia, 31 de Agosto de 2012
-----
Segundo o Inducks, não há registro de
publicação  dela no Brasil

Abraços a todos!

Fabiano Caldeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!