segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

[HQ] MÔNICA E A CHAMINÉ DO SEU JUCA


Olá, pessoal! Mais uma vez, compartilho uma HQ de Natal que integra o belíssimo Almanaque de Natal da Mônica n° 11. Quando fui procurar a data, percebi que só a encontraria na página de expediente da editora. E foi lá que eu vi algo que achei curioso: consta escrito, bem claro, que esta é uma edição especial da revista Mônica n° 139, de Novembro de 1981. Notório, não?




Seu Juca é um personagem muito legal que tive o prazer de ter conhecido nos anos 80. Na época, eu o via interagindo mais com o Cebolinha, mas logo percebi que ele conhecia a turma toda. Era engraçado ver como ele acabava se metendo em encrencas por causa deles. Por isso que vemos, que no começo desta HQ, ele se recusa a querer limpar da chaminé da casa quando descobre que ali mora a Mônica. Ele faz de tudo para que ela não o veja, mas infelizmente a presença do Cebolinha e do Cascão acaba fazendo com que seu desespero fuja do controle e ele acaba ficando entalado dentro da chaminé. Pra piorar, vem o Papai Noel descendo pela chaminé e... com seu Juca entalado lá, ele não consegue.

Escaneei (na íntegra) da minha própria edição esta HQ que considero muito divertida. 






Seu Juca é um personagem que deixou saudades mesmo sabendo que hoje ele aparece em algum quadrinho, mas não é a mesma coisa, pois antigamente ele protagonizava as historinhas, não era apenas um ser figurante. As crianças, logicamente, não sacavam que Seu Juca não gostava delas. Nas histórias que já li, elas nunca perceberam. Não sei se hoje em dia mudaram isso. Mas sei que, querendo ou não, ele sempre acabava comendo o pão que o diabo amassou quando Mônica, Cebolinha, Cascão ou Magali estavam por perto.




Vejam que esta edição diz na capa que contém 100 páginas inéditas em 18 histórias. E são tramas muito boas, sem encheção de linguiça, com roteiros e desenhos bem interessantes. Este almanaque é uma ótima aquisição.

Abraços, pessoal! Tenham todos uma boa semana!

Fabiano Caldeira.



4 comentários:

  1. Muito legal essa. Seu Juca sofria com eles. Interessante q a Magali raramente aparecia para ele e essa foi mais uma. Essa eles não republicariam mesmo hoje em dia, muito incorreta para os padrões atuais.

    Quanto ao Almanaque ser edição especial de Mônica nº 139 sempre acontecia nos almanaques da Abril. Eles consideravam como edição especial da revista mais recente até então. Aquele Almanaque do Cascão nº 4 q vc comprou tbm deve ter essa mensagem q foi especial de alguma revista da Mônica da época.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos! Verdade! A Magali não era de aparecer nessas histórias e, quando raramente aparecia, mais parecia ser meramente como figuração mesmo.
    Vou dar uma olhada no Almanaque do Cascão, só de curiosidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk, muito engraçada essa história! Achei muito engraçado a parte que o Seu Juca quer sair pela chaminé e vê o Cascão lá fora, a cara do Cascão e do Seu Juca se olhando ficou bem engraçado. Interessante ver a cena em que o Papai Noel e o Seu Juca estão entalados e só aparece a fala dos dois. Às vezes eu me perguntava quem tava falando o quê, tipo na parte em que um dos dois fala que as crianças não podem vê-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Achei muito engraçado a parte que o Seu Juca quer sair pela chaminé e vê o Cascão lá fora, a cara do Cascão e do Seu Juca se olhando ficou bem engraçado."

      Este foi um dos momentos em que eu ri solto. Ah, Ah, Ah! Essa HQ teve vários momentos muito cômicos. Além desse do Cascão, a brabeza da Mônica em querer resolver tudo de um jeito "simples" (o dela), foi algo notável!

      Abraços e bom fim de semana!

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!