quinta-feira, 5 de novembro de 2015

[HQ] Cascão a serviço do mal - comparações entre o antigo e a republicação recente


Fiz um vídeo com um "review" deste almanaque, mas, nele, não especifiquei que a HQ "CASCÃO A SERVIÇO DO MAL" foi republicada recentemente na Coleção Histórica da Turma da Mônica n° 47. Tal como acontece neste almanaque, n revista da Mônica ela também é a última história. O que vale a pena comentar (e até posto as fotos aqui para comparar) são as mudanças de cores em praticamente todo o cenário. Quando não mudam a intensidade da cor, mudam realmente a escolha dela por completo. Vejam só, uma página inteirinha modificada:





  
Como podem ver neste informativo da coleção histórica, há uma citação de um erro na cor do vestido, que dizem que devia ser amarelo, já que em determinado quadrinho em outra página é a Magali quem está disfarçada de Mônica para falar com o Cascão. O erro foi que, na publicação antiga, o vestido aparece vermelho mesmo. Mas, a meu ver, isso nem chega a constar como erro, uma vez que o fim da trama explica que era a Magali quem estava no lugar da Mônica. Achei até mais coerente com a pegadinha  o vestido vermelho do que se tivesse mesmo colocado o amarelo como agora arrumaram na coleção histórica. 

O vídeo foi planejado para ser incorporado nesta postagem, mas como ha uma certa demora em processá-lo no YouTube - e eu preciso cuidar de algumas responsabilidades agora - o jeito será fazer uma nova postagem só para ele. Abraços, pessoal! 

4 comentários:

  1. nossa, chato essas mudanças. Por isso que eu evito comprar coleção história nos sebos, prefiro os originais, tanto que a maioria deles, exceto o Cebolinha, eu tenho algum original que já foi relançado na coleção histórica, a maioria do Chico Bento, sendo 4 no total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, aqui os originais dessa época, quando encontrados, custam caros demais. E no caso dessas edições em grampo, a revistas muitas vezes está quase mutilada. A Coleção Histórica ao menos deixa as HQs com traços nítidos e boa coloração, apesar de ficarem fazendo essas mudanças. Mas quando a revista é original e se tem a sorte de que não esteja com páginas rabiscadas ou rasgadas e as cores, de certa forma, ainda estão um pouco preservadas, vale muito a pena sim obter a original. Tem certas coisas que a original não substitui como os textos das falas na época, o tipo de impressão gráfica como cores e nitidez dos traços e até as propagandas, colunas de variedades e passatempos acabam sendo interessantes. Fato que a Coleção Histórica DEVIA trazer se fosse mesmo histórica no âmbito desse resgate fiel das publicações.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Mudar a intensidade das cores até dá para aceitar, embora preferisse os tons originais. Mas mudar as cores por completo é chato, tira a essência da época. Uma pena mudarem tanto. Pelo menos nessa hq não foi mudado textos, como muitas vezes acontece na CHTM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Marcos! Também acho que tira a essência quando são mudanças de cores são drásticas assim.
      Não deviam fazer isso, pois tira o contexto histórico da e´poca, eu acho. Não tenho como dizer sobre o texto. Nessa HQ aparentemente nada mudou. Mas sabemos que isso acontece nesses volumes. Você sabe muito bem o quanto eles já fizeram isso. E não deveriam, pois reflete o costume da época, tem uma característica de linguagem toda própria de quando foi publicada na primeira vez. Perde-se mais uma vez um pouco do contexto histórico quando mexem nas falas para alterarem os textos.

      Um abraço.

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!