sexta-feira, 12 de junho de 2015

[HQ] Horácio em um dilema pela vida

"Quem tem mais direito à vida? Quem está vivo ou quem está para nascer?"




Uma história muito boa do Horácio está na revista da Mônica n° 47 da Coleção Histórica Turma da Mônica. Não há título, apenas o nome do dinossaurinho indicando ser dele a HQ, mas são várias páginas e uma situação até difícil de imaginar acontecer nos dias de hoje.

Nesta trama, toda produzida pelo próprio Mauricio de Sousa, vemos o que parece ser um convite para a reflexão à vida. E isso fica nítido quando vemos Horácio protegendo um ovo, convicto que ali existe uma vida, e aparece um amigo que precisa muito se fortalecer para se libertar da enrascada a qual se envolveu. Comendo o ovo que estava com Horácio, certamente Antão poderia se safar da enrascada. Mas, logicamente que a tal vida em formação no ovo seria interrompida. Em contrapartida, priorizando os cuidados com o ovo, Antão provavelmente morreria. E aí, eu achei simplesmente extraordinário o quadrinho onde Horácio pensa: "Quem tem mais direito à vida? Quem está vivo ou quem está para nascer?"

Nos dias de hoje, algo aconteceria para que Antão se safasse da situação caótica a qual se envolvera sem que fosse necessário consumir o ovo. Mas, por incrível que pareça, Mauricio resolveu não fazer isso e simplesmente deixar que o curso natural das coisas se apresentasse. Simplesmente espetacular!





7 comentários:

  1. Respostas
    1. Elas que se entendam e não transformem uma arte em algo demoníaco.

      Abraços

      Excluir
    2. As feminazis jogariam o ovo no lixo e diriam: nossos ovos, nossas regras.

      Excluir
  2. Legal q vc comprou a Coleção Histórica 47. Quanto tempo vc não comprava em banca né?

    Nas hqs do Horácio não costumavam ter título, colocando só nome dele. O mesmo para o Astronauta. Já li essa, é uma hq linda realmente q dá pra refletir bem. Mauricio gostava de hqs filosóficas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do tempo que o artista queria mostrar sua arte em forma de HQ. Do tempo em que não tínhamos tantos títulos em banca e a produção permitia essa "folga".

      Ainda me lembro que os primeiros números dessa Coleção Histórica que comprei foi numa Feira do Livre, estava a dez reais cada e adquiri os n° 17 e 18. Depois disso ainda comprei uns três em banca, mas os outros foram todos conseguidos no sebo. O legal da banca é que, apesar de pagar mais caro, as revistas são novas e vem o pacote completo.

      Abraços..

      Excluir
  3. Que historia linda, adoro me deparar com uma história do Horacio na CHTM. Então fica a pergunta, martelando a nossa cabeça.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fica mesmo a pergunta martelando na cabeça. E mais lindo ainda são os corpos celestiais conversando entre eles no espaço sideral. É uma HQ que infelizmente a gente não vê mais.

      Abraços.

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!