quinta-feira, 30 de abril de 2015

Imagens dos Vingadores: De onde vieram? A quem pertencem? Como agem fãs da franquia sensação do momento?

A febre do segundo filme dos Vingadores é a sensação do momento. Nessa onda, muita gente quer seus quinze minutos de fama acerca do assunto. Por que não? A pessoa gosta do assunto, é fã dos personagens. Por que não? Só que nem todas as publicações acabam sendo bacanas. Vocês acreditam que já tem gente quase que querendo se apropriar de imagens do filme, como se fossem donas delas? Pois é!

Imagem do site "Adoro Cinema.com"


Esta imagem mesmo, que vocês veem acima, foi retirada do site Adoro Cinema. Mas ela é relativamente fácil de ser encontrada por aí, em vários outros lugares, inclusive em publicações impressas brasileiras focadas no tema dos super-heróis. Até então, tudo bem! qual é o problema?

A coisa perde a graça quando a gente vê o colaborador de uma  determinada revista denegrindo a imagem de uma outra, como se ele tivesse o direito de fazer isso porque a imagem de capa é praticamente a mesma. Na verdade, a base é a mesmíssima imagem. E o pior é vê-lo se justificando nos comentários, querendo meio que tirar o corpo fora afirmando que a intenção não foi essa de querer sujar a concorrente, ele apenas quis mostrar que têm duas revistas diferentes com a mesma foto. A meu ver, quem escreve na postagem coisas do tipo: "Êita cópia descarada!", "Cuidado na hora da compra! Prefira a original!", não está agindo tão inocentemente assim.

Vale lembrar que a imagem pertence a Marvel, portanto, não entendi muito bem a situação do faniquito do "amigo". Duvido muito que a revista a qual ele representa - por mais bem conceituada que acredito que realmente ela seja - tenha pago os devidos "royalties" e direitos autorais para exigir certa exclusividade na publicação da respectiva foto na capa. DU-VI-DO. Só acredito vendo o recibo devidamente documentado com assinatura do Estúdio e CNPJ e tudo mais. Se houver quinhentas revistas brasileiras com a capa desta mesma imagem, não há o que fazer, pois ela é uma divulgação da MARVEL - e a MARVEL quer mais é que ela esteja mesmo em cada esquina para todo mundo ver.

É preciso tomar cuidado com o que se posta por aí nas redes sociais, pois boa fé todos temos - entretanto, mesmo com boa fé, fazemos bobagens, e digo "fazemos" porque todos estamos suscetíveis a esse tipo de coisa: eu, você, ele, nós, vós, vocês, eles, cachorro, periquito, papagaio etc.

Eu poderia ter dado um "copia e cola" do momento, para vocês verem aqui. Mas, tenho abandonado o ato de expor pessoas. Esta postagem busca apenas ilustrar como às vezes perdemos a noção do que fazemos na Internet em nome de nossas paixões ou simplesmente em busca de um pouco de foco.

Sobre a franquia cinematográfica "Vingadores", vi o primeiro após muito tempo. A meu ver, foi um filme bobo, com muito barulho, um exagero do tipo que uma explosão tem um barulho catastrófico de uns cinco minutos. E depois, quando pensa que há uma história a retomar, vem mais barulho e mais barulho e mais barulho. Enfim... se a intenção foi fazer "o filme do barulho", conseguiram. Não sei como é esta sequência intitulada de "VINGADORES: ERA DE ULTRON". Pode ser que eu assista, pode ser que não. Na verdade, prefiro mais um filme solo de determinado super-herói do que essa miscelânea toda. Este dias vi Superman - O Retorno, de 2006, e não é que gostei? Achei-o bem envolvente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!