sábado, 7 de março de 2015

[Filme] Sexta-Feira 13

Sexta-Feira 13 está chegando também neste mês de Março. Quero aproveitar a proximidade e fazer postagens que lembram o tema. Nesta, falo exatamente da franquia homônima que obteve bastante sucesso nos anos 80. 


Sexta-Feira 13 


O primeiro filme é o começo de tudo. Sua estreia foi em 01 Dezembro de 1980, nos EUA. Três pessoas trabalharam no roteiro: Sean S. Cunningham, Victor Miller e Ron Kurz. Sean Cunningham também assumiu a direção. 

Nele conhecemos a lenda de Jason Voorhees: uma criança retardada que morreu afogada no lago Cristal enquanto os monitores que estavam por perto faziam sexo. Jason então tornou-se uma alma que vaga pelos arredores à procura de vingança.

O curioso é que não vemos exatamente Jason neste filme. As mortes vão acontecendo, uma a uma, e dá a entender que é ele mesmo, mas o fim do filme revela uma surpresa até de certa forma meio que óbvia, mas penso que na época funcionou bem.

Kevin Bacon está entre os selecionados a morrer que vão passar um tempo em Crystal Lake. Deve ter sido um de seus primeiros trabalhos e talvez ninguém teria a menor ideia de que justo ele, tão sem gracinha no filme, viria ter uma carreira tão promissora. 

Dois prêmios Framboesa foram "conquistados": pior filme e pior atriz. Hoje em dia, porém, há grande admiração e respeito pela obra que é considerada um clássico no gênero de filmes envolvendo acampamento, terror e suspense. 


Considerações:

- É verdade quando dizem que não há muitas mudanças de um filme para outro. 
- Jason não teve um ator fixo que o interpretou em todos os filmes. 
- Jason só apareceu como normalmente é conhecido a partir do terceiro filme, quando ele encontra a máscara de hóquei em um lugar qualquer do acampamento e passa a usá-la para cobrir seu terrível rosto deformado. 
- A franquia praticamente não teve filmes durante a década de 90, chegando a pensar que o fiasco de "Jason vai para o inferno" simbolizasse realmente o fim.
- Em 2002 resolveram retomar. Após vários roteiros negados, a Paramount nos apresentou uma versão futurista.
- Em 2003 apostaram no pão e circo que o público sonhava: Freddy x Jason. Foi fácil inserir Jason dentro de um contexto onde Freddy queria alguém para matar em seu nome, uma vez que todos em sua cidade já sabiam como se precaver dele. Foi divertido ver a cara das pessoas deparando-se com Jason no lugar onde cresceram ouvindo sobre Freddy Krueger.
- Desconsiderem o "remake" de  Sexta-Feira 13 produzido em 2009. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!